A anodização é um processo eletroquímico que tem como objetivo a formação de uma camada controlada e uniforme de óxido de alumínio na superfície do metal.
Esse filme formado proporciona proteção contra agentes externos com o foco na resistência à corrosão.
Para que serve a anodização?
A camada formada na superfície do metal serve para proteger o alumínio contra processos de oxidação do perfil, aumentar sua resistência a riscos e prolongar a sua vida útil.
O processo de anodização também pode ser feito visando a estética, já que podem ser obtido perfis com algumas tonalidades, tais como tons de bronze e preto.
Como é feito o processo de anodização?
No processo de anodização, o perfil de alumínio passa por algumas etapas sendo que a etapa que realiza a proteção do material e a fase que leva o nome de todo o processo, é o tanque de anodização.
Para anodizar o perfil, o material é imergido em um banho eletrolítico e conectado ao pólo positivo de uma fonte de corrente elétrica contínua, tornando-se o anodo da reação, e no pólo negativo na reação, são conectados eletrodos constituídos por barras laterais.
Dessa forma, ocorrerá o processo de oxidação eletrolítica levando a formação da camada de óxido de alumínio a partir do metal base como uma parte integrante do metal.
A camada de óxido de alumínio formada, é controlada pela solução no qual o material está imergido (eletrólito) e pelos outros parâmetros, tais como, temperatura, tempo e corrente aplicada. A camada gerada, é composta por células hexagonais contendo um poro central perpendicular à superfície do perfil.
Logo após esse estágio, o perfil passa pelo processo de selagem, que é realizada para aumentar a resistência da camada anódica pelo fechamento dos poros do filme.
Depois de anodizado e com a camada anódica selada, o perfil de alumínio apresentará resistência à radiação UV, à corrosão por intempéries e ação mecânica.
Tipos de acabamento de anodização da Metaperfil
Trabalhamos com dois tipos de acabamentos de anodização:
Fosco: também chamado de “acetinado”, resulta em um acabamento superficial fosco nos perfis de alumínio para aplicação arquitetônica.
Nesse processo, o perfil é tratado com uma solução alcalina, contendo hidróxido de sódio, aditivada com inibidores de ataque.
No fosqueamento, além de realizar um acabamento fosco nos perfis, também é realizada a remoção de contaminantes incrustados na superfície do perfil e minimiza as diferenças de coloração, as quais são mais aparentes nas superfícies brilhantes.
Colorido: é utilizado o sistema de coloração eletrolítica que é obtida pela deposição de partículas de estanho (Sn2+) no fundo dos poros da camada de óxido de alumínio.
A intensidade das cores, do champagne, bronzes e até ao preto é uma função da difusão da luz na camada de óxido, que contém as partículas de Sn2+ em seus poros.
Quanto maior o tempo que o perfil permanece na etapa da coloração, maior será a deposição de Sn2+ nos poros da camada anódica e, assim, a intensidade da cor será mais escuro, devido à menor reflexão da luz.
Cores do processo de anodização
Aqui na Metaperfil, temos as seguintes cores:
Conheça a Metaperfil:
Solicite um orçamento: